História do Lar Espírita


Sua manutenção foi feita, através dos anos, por campanhas de diversos tipos, inclusive pela renda das saudosas Festas das Violetas que, durante muitos anos angariou recursos para que se pudesse atingir aquela finalidade. Há de se destacar também a existência, durante um longo período de tempo, da Banda Show Estrela Uberabense que teve oportunidade de realizar festivais em um grande número de cidades do Brasil, arrancando sempre muitos aplausos por todas as localidades onde se apresentava. Outro tipo de renda, que até hoje muito auxilia na manutenção da casa, é a renda de algumas casas, sua maioria construída pelo Sr. Abdon Alonso y Alonso. Hoje conta ainda com apoio de voluntários na parte da alimentação e bordadeiras.
O Lar Espírita de Uberaba, departamento da União, como ficou dito acima, possui uma Diretoria própria, sendo atualmente sua Diretora a Sra. Sandra Maria Cussi, Presidente, Marcio Roberto Arduini, Vice-Diretora a Sra. Rosa Maria Cussi, Secretária, Kátia Cristina Silva Santos e Tesoureiro, José Guttemberg Alves e Silva. Essa entidade é reconhecida de Utilidade Pública Federal e é também registrada no Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS. Continua recebendo ajuda sempre útil e proveitosa da comunidade Uberabense; sendo também cadastrada no Município e Conselho Municipal de Educação – SEMED – Secretaria Municipal de Educação, e portadora do CEBAS-EDUCAÇÃO, pelo MEC.
Finalmente, informamos que o Lar Espírita em 16/08/2004, há mais de 10 anos, deixou de funcionar como abrigo e internato, adequando para Creche – Educação Infantil, onde atende crianças de maternal III (crianças de 03 anos) 04 e 05 anos, de ambos os sexos. Para o funcionamento da Creche contamos com um quadro de 07 funcionários celetista. No passado existia também um pequeno Coral Estrela Uberabense; hoje contamos com o apoio de voluntárias que todas as quartafeira, confeccionam trabalhos artesanais diversos, onde são vendidos para ajudar nas despesas. A Diretoria se reúne sempre para tratar de assuntos de interesse da casa, organizando planos de trabalhos, atividades educacionais com apoio da SEMED, etc.
O Lar Espírita de Uberaba é um Departamento da “União da Mocidade Espírita de Uberaba”. Foi fundado em 1° de maio de 1947 e inaugurado em 1° maio de 1949. A ideia da fundação de uma casa de assistência a meninas carentes foi de Dr. Inácio Ferreira e de D. Maria Modesto Cravo, os quais já desencarnaram há alguns anos. Outro grande batalhador da concretização da ideia foi o saudoso Sr. Abdon Alonso y Alonso, de nacionalidade espanhola, mas que fez do Brasil sua segunda Pátria, residindo no Brasil há muitos anos.
Até a metade de sua construção, a responsabilidade esteve a cargo do Dr. Inácio Ferreira, que contou com o apoio dos jovens da União da Mocidade Espírita de Uberaba e principalmente de D. Maria Modesto Cravo. Por motivo de saúde, a responsabilidade de conclusão da obra ficou a cargo do Sr. Abdon Alonso y Alonso que, quase às suas expensas concluiu, terminou a edificação da sede dessa casa assistencial. Centenas de crianças foram assistidas e educadas pelo Lar Espírita de Uberaba, pois sua fundação funcionou ininterruptamente.
